O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou nessa segunda-feira (13), durante a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a criação do Programa Pé-de-meia licenciatura. Segundo o gestor, os detalhes do programa serão anunciados na terça-feira (14), pelo presidente Lula, e as inscrições iniciarão já na sexta-feira (17), junto a abertura do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
O projeto será voltado para estudantes universitários que ingressem no ensino superior, em algum curso voltado para área de licenciatura. O objetivo é ampliar a formação de professores no país. Ainda segundo Camilo Santana, Lula deve anunciar um pacote de valorização aos profissionais da educação, denominado de “Mais Professores”.
A expectativa é que o auxílio do programa Pé-de-meia licenciatura beneficie os estudantes com bolsas de mais de R$500,00. A iniciativa será semelhante ao modelo já aplicado a estudantes do ensino médio, pensado para garantir a permanência nas escolas e a conclusão desse período estudantil.