O sul do Ceará registrou fortes chuvas nesta sexta-feira (11), com destaque para a macrorregião do Cariri. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), imagens do satélite GOES-19 indicaram intensa nebulosidade na região durante a madrugada, favorecendo as precipitações. Além do Cariri, partes isoladas do Sertão Central e Inhamuns também foram atingidas.
No Cariri, Missão Velha liderou os registros de chuva, com 105,8 mm no posto Jamacaru e 90,8 mm em Gameleiro de São Sebastião. Em Barbalha, o acumulado foi de 77 mm, enquanto Juazeiro do Norte registrou 76 mm no posto Vila São Gonçalo-Marrocos. Já Crato teve um acumulado de 67 mm na localidade de Dom Quintino.
Além do Cariri, outras regiões do estado também foram impactadas. Em Farias Brito, o volume de chuva chegou a 101 mm. No Sertão Central e Inhamuns, as precipitações ocorreram de forma isolada, mas ainda significativas. No litoral cearense, há previsão de chuvas dispersas ao longo do dia.
Para o fim de semana, a Funceme prevê redução das chuvas em praticamente todo o Ceará. Entretanto, há possibilidade de precipitações durante a madrugada e manhã no litoral e no extremo sul do estado. As chuvas são resultado da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), das instabilidades vindas do Oceano Atlântico e de fatores locais, como o relevo e a brisa marítima.
10 maiores chuvas por posto do dia
Missão Velha (Posto: JAMACARU) : 105.8 mm
Farias Brito (Posto: FARIAS BRITO) : 101 mm
Missão Velha (Posto: GAMELEIRO DE S. SEBASTIAO) : 90.8 mm
Missão Velha (Posto: MISSAO VELHA) : 89 mm
Barbalha (Posto: BARBALHA) : 77 mm
Juazeiro Do Norte (Posto: VILA SAO GONCALO-MARROCOS) : 76 mm
Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA) : 75 mm
Tabuleiro Do Norte (Posto: TABULEIRO DO NORTE) : 74.6 mm
Crato (Posto: DOM QUINTINO) : 67 mm
Capistrano (Posto: CAPISTRANO) : 62 mm