O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (24), documento confirmando a adesão do Estado ao programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ação trará mais de R$ 12 milhões em investimento para o ensino profissional técnico de nível médio, implementando 39 cursos em 11 eixos tecnológicos.
O momento, que aconteceu em Fortaleza, também contou com as presenças do senador Camilo Santana, do ministro da Educação, Leonardo Barchini; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.
“O Ceará não tem dívida com a União, se mantendo em dia há muitos anos. Assim, estamos acessando um fundo de compensação dos estados que deviam. Foi muito bem-vinda essa decisão do Governo Federal, garantindo esse recurso para a educação”, destacou o governador Elmano de Freitas.
O programa irá trazer para a educação cearense a ampliação ao acesso dos estudantes à educação profissional, influenciando diretamente na permanência dos alunos na escola e no sucesso dos matriculados dentro das unidades educacionais. Além de preparar, ainda mais, a juventude para as demandas do mercado de trabalho.
“O presidente Lula decidiu que as dividas dos estados tiveram juros reduzidos, gerando um montante e parte disso será investido em educação. Então, criou-se um Fundo para beneficiar aqueles estados sem dívidas. A contrapartida desse dinheiro é o Estado ampliar as matrículas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. É uma forma criativa de ampliar esse investimento na educação”, explicou o senador Camilo Santana.
Atualmente, o Ceará conta com 138 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e mais de 65 mil estudantes matriculados dentro das unidades de ensino desta modalidade. Ao todo, 52 cursos técnicos são ofertados.
