Nesta sexta-feira (24), uma reunião ministerial, com participação do presidente Lula (PT), deve debater o preço dos alimentos no Brasil. O encontro, convocado pelo próprio gestor, buscará medidas que possam baixar os valores, situação que preocupa o governo, por ser um dos fatores que afetam negativamente a avaliação da gestão petista.
A reunião deste ano, acontece após outra que já havia sido realizada em março de 2024, quando a situação parece não ter alcançado êxito. Devem participar do encontro, os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT); da Fazenda, Fernando Haddad (PT); da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT).
Ainda na quinta-feira (23), parte dos ministros se reuniram previamente para traçar algumas sugestões de medidas para o presidente. Entre os fatores, que segundo o governo, elevaram os valores dos produtos, estão eventos climáticos extremos, que atrapalharam a produção de alimentos do país.
Em 2024, o Brasil fechou o ano com a inflação acumulando alta de 4,83% e estourou o teto da meta previsto. Na área alimentícia, a margem chegou a alta de 7,69% em 12 meses e contribuiu com 1,63 pontos percentuais para o índice do ano. Na última segunda-feira (20), Lula cobrou resultados dos ministros, esperando avanços para os dois últimos anos do seu governo.